Sementes da fé

Sementes da fé
Este blogger foi feito em homenagem ao programa sementes da fé na radio Vitória Fm 91,5 especial pra vc,tenha aliberdade de deixar recados sus opniões, estamos prontos ate atender, nosso programa é das 10:00hs a 12:00hs ( Fiquem a Vontade)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CANTINHO DA MULHER


MULHER ESCOLHIDA POR DEUS
A fé de Noemi era tão real que im­pactou Rute, levando-a a uma transfor­mação total de vida.
A todo o momento a mulher cristã está enfrentando desafios para ser fiel no mundo de hoje. Por causa das muitas atividades que desenvolvemos, nós estamos sendo desafiadas a viver uma relação com Deus cada vez mais intensa para podermos ultrapassar esses mo­mentos com coragem, fé e a certeza de que Deus está sempre no controle de nossas vidas. Vamos tomar como exem­plo a vida de Rute. Para compreender­mos melhor as vitórias alcançadas por essa serva de Deus, conheceremos um pouco da história de sua sogra Noemi.
Noemi disse às noras:
– Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Que o Senhor seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos! O Senhor permita que vocês casem de novo e cada uma tenha o seu lar!
(Rute 1.8-9)
I. Impactada pela fé
Rute era uma moabita que não co­nhecia Deus. Casou-se com o filho de uma mulher cristã piedosa que obrigada pela seca que assolou sua terra, Judá, teve que deixá-Ia, seguindo com seu esposo e filhos para uma terra estranha (Moabe).
Os moabitas eram excluídos dos ri­tuais religiosos dos judeus. Portanto, Rute não conhecia Deus. Rute conhe­ceu o Senhor através de sua sogra. Prin­cipalmente depois que perderam seus maridos e chegou à boa nova de Judá: "Deus se lembrou de seu povo; a seca terminou". Então Noemi começou a fa­lar com mais intensidade desses Deus para suas noras. Será que temos falado desse Deus para nossos filhos, nossas filhas, nossos genros e noras ou pessoas que vivem em nossa intimidade? Qual o testemu­nho que estamos dando aos nossos? Sempre que o povo de Deus alcançava uma vitória, imediatamente eles ergui­am um altar para que futuramente, quando seus filhos perguntassem, eles pudessem testemunhar do grande amor de Deus. Quantos altares temos cons­truído em memória do que Ele tem fei­to? A fé vem pela pregação, pelo ouvir, e a pregação pela palavra de Deus.
Quando Noemi ouviu a boa nova, fi­cou muito feliz, porque havia perdido tudo, menos a fé em Deus. E agora ela poderia voltar para o meio do seu povo, começarem juntas, tinham uma longa viagem pela frente. Vamos refletir um pouco sobre quantas viagens nós faze­mos quase todos os dias. Fechamos os olhos e começamos a viajar, às vezes são viagens alegres, às vezes tristes, que ter­minam em lágrimas. Imaginemos Noemi, Rute e Orfa, três viúvas viajando a pé numa longa viagem. Que pensamentos não invadiam seus corações? Quantas reflexões elas não faziam? Mas foi neste momento que Noemi, na qualidade de sogra, mulher cristã, começou a pensar como aquelas noras foram boas para seus filhos. Qual seu relacionamento com sua nora? Ser mulher fiel no mun­do de hoje, convivendo com sua nora em paz, é um grande desafio. Veja o que fez Noemi: começou a orar por suas no­ras. (Rute 1.8-9) Observem que Noemi pedia o melhor para suas noras - um marido. Temos nós orado por nossos genros e noras e pedido o melhor para eles? Felizes, quer dizer um bem-estar completo.
Enquanto Noemi orava, Deus traba­lhava no coração de Rute e ela tomou sua decisão pessoa I (Rute 1.16-17). Quantas pessoas que vivem ao nosso redor já confessaram a Cristo como seu Salvador pessoal por causa do nosso testemunho e das nossas orações?
Nos momentos da adversidade Jesus é a melhor companhia, para te ouvir e lhe dar um ombro amigo.



A FORÇA DA MULHER

A mulher ela tem a força de ser mãe,esposa,amiga,companheira, lemos no livro de Provérbios 31.10,"Mulher virtuosa,quem a achará? Nesse livro muito é revelado sobre as mulheres,Mulher virtuosa é aquela que tem caráter,sabedoria,habilidades e uma grande compaixão.Essa força e dignidade,não vem de si mesma,é um resultado de uma vida com DEUS.
Esse sexo que aparentemente demonstra ser frágil e delicado,mas não importa se é fraca,forte,sabemos que mesmo aparentando fragilidade,muitas mulheres tem se mostrado fortes o suficiente para serem escolhidas por DEUS para fazerem parte da sua grande comissão.DEUS escolheu e capacitou muitas mulheres para levar o AMOR a muitos corações,e essas mulheres erguem suas cabeças, sem jamais desistir,pois sabem que são capazes de vencer,em meio a tantas turbulências porque vivem uma vida dedicada ao SENHOR,se você mulher que está lendo essa mensagem não se acha capaz,saiba que JESUS tem o poder para transformar e capacitar,mas é necesário nos colocarmos no centro da sua vontade,mas para que isso aconteça temos que orar,meditar e ficarmos em silêncio na sua presença para que o ESPÍRITO SANTO,nos ensine tudo o que devemos saber para que seus propósitos sejam realizados através das nossas vidas.


MULHERES ESCOLHIDA PARA A OBRA DE DEUS

Deus escolheu todas nós... para produzir vida espiritual. “Não fostes vós que me escolhestes a mim,” Jesus falou aos Seus discípulos, “pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça” (João 15:16). Eu acredito que existe um sentido especial no fato de Deus ter-nos criado como mulheres para sermos portadoras e cultivadoras de vida. Quer Ele nos conceda ou não filhos biológicos, Ele quer nos usar para levar a vida e a luz de Jesus ao mundo - Ele quer nos usar para sermos geradoras de vida espiritual, produzindo a vida dEle nas vidas de outros.

Nós podemos olhar para certas pessoas conhecidas ou extraordinariamente talentosas, e pensar que elas foram especificamente escolhidas por Deus. O fato é que, se você é uma filha de Deus, você foi escolhida por Deus para uma tarefa de grande importância - ser portadora e cultivadora de vida espiritual levando transmitindo a vida do Senhor Jesus a outros.

Quando você olhar para sua vida desse modo, você nunca mais terá problemas de “auto-imagem”. Muitas mulheres hoje carregam cicatrizes de rejeição dos pais, dos companheiros ou amigos que as menosprezaram. Que alegria descobrir que embora nós mereçamos ser rejeitadas por Deus, nós fomos escolhidas para pertencer a Ele e fazer parte do Seu plano remidor no universo!

Como mulheres escolhidas por Deus, criadas para serem geradoras de vida espiritual, e cultivadoras de vida, pensemos em nossa esfera imediata de influência e como nós podemos gerar e cultivar a vida de Cristo ao nosso redor. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba” (Provérbios 14:1). Quer a sua "casa" seja sua família, igreja, local de trabalho, amigos ou comunidade, pela graça de Deus e pelo seu desígnio, sejamos mulheres sábias que se tornam ativamente envolvidas em edificar nossas "casas" diariamente.



A MULHER DE LÓ

Lucas registra um discurso de Jesus sobre o julgamento de Deus (Lucas 17:20-37). Jesus usou alguns exemplos do passado para nos lembrar que o julgamento de Deus vem repentinamente e, às vezes, sem aviso (Noé – 17:26-27; Sodoma – 17:28-29). Ao mesmo tempo, ele cita a dificuldade de abrir mão das coisas desta vida (17:27,28). Logo depois, ele inclui uma linha que chama a nossa atenção: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (17:32). No contexto de comentários sobre a tendência humana de conservar esta vida enquanto esquece do futuro, a menção da mulher de Ló é carregada de significado para todos os leitores do evangelho. Vamos aprender algumas lições importantes dessa figura quase esquecida do Antigo Testamento.

A História da Família de Ló

Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló acompanhou Abraão nas suas jornadas depois (Gênesis 11:26-31; 12:5; 13:5). Ló, como seu tio, se tornou rico. Os rebanhos dos dois aumentaram tanto que decidiram se separar. Abraão deixou Ló escolher a melhor terra, e este foi na direção de Sodoma, na campina do Jordão. Ele viu terra fértil, boa para a criação dos seus rebanhos, e tomou uma boa decisão profissional. Ao mesmo tempo, se colocou num deserto espiritual. Além de se separar de um homem bom e justo, seu tio Abraão, Ló levou a família na direção de Sodoma, uma cidade conhecida por sua imoralidade e maldade. Com tempo, ele acabou mudando para a própria cidade de Sodoma.

Não sabemos quando Ló se casou. A primeira passagem que menciona mulheres na companhia dele é Gênesis 14:16, depois de ele fixar residência em Sodoma. Pode ser que Ló tivesse se casado com uma mulher da região, ou pode ser que já fosse casado e que ela fosse influenciada pelo ambiente das cidades da campina do Jordão.

Alguns anos passaram, e Deus resolveu destruir Sodoma e as cidades vizinhas, pois não achou quase nenhuma pessoa justa nelas (leia o relato em Gênesis 19). Naquele dia, Ló perdeu praticamente tudo. Os noivos de suas filhas não acreditaram nos anjos de Deus, e ficaram na cidade condenada (19:14). A mulher de Ló, em desobediência aos mensageiros de Deus, olhou para trás e se tornou numa estátua de sal (19:17,26). Logo em seguida, as duas filhas de Ló deram vinho para o pai e cometeram incesto com ele (19:30-38). O lugar de Ló na história é como pai das tribos nômades de Moabe e Amom, que se tornaram inimigos do povo de Israel, os descendentes de seu tio, Abraão.

No final de contas, a “boa” decisão profissional de Ló lhe custou caro. Perdeu as suas riquezas, a sua mulher, a inocência de suas filhas, e a sua participação com o povo de Deus. Foi uma boa decisão em termos financeiros? Talvez sim. Mas em termos da família e de sua vida espiritual, a mudança para Sodoma foi uma péssima decisão que estragou a vida de Ló.

As Nossas Decisões Profissionais e Financeiras

Todos nós tomamos decisões financeiras e profissionais -- promoções na empresa, oportunidades de novos empregos, mudanças, compras de casas e terrenos, etc. Quando encaramos tais escolhas, devemos lembrar daquela estátua de sal e responder honestamente a algumas perguntas. Se eu fizer tal coisa, isso vai me ajudar espiritualmente? Vai ajudar a minha família espiritualmente? É um passo para o céu, ou um passo mais longe de Deus?

Considere algumas aplicações. Encontramos um terreno bom e barato num local gostoso. Infelizmente, fica longe de igrejas que realmente respeitam a palavra do Senhor, e longe de outros irmãos na fé. Se construirmos em tal lugar, será que conseguiremos manter a nossa participação com outros cristãos? Será que os nossos filhos terão a boa influência que precisam para crescer no caminho de Deus?

Por motivos profissionais ou financeiros, pensamos em mudar para outra cidade com a intenção de achar alguma igreja lá. Mas antes de finalizar os planos, devemos investigar e avaliar as opções. Há igreja naquele lugar que realmente segue a palavra de Deus e que ajudará no crescimento espiritual da minha família?

Se não houver uma igreja fiel a Deus na cidade onde pretendemos morar, poderemos começar com a própria família. Entendo bem que a Bíblia não coloca limites de tamanho em igrejas. Duas pessoas podem se reunir em casa, ou milhares podem participar da mesma congregação. Antes de decidir mudar para algum lugar distante e se reunir com a própria família em casa, considere os riscos. Pode ser que seu trabalho levará à conversão de várias outras pessoas, causando crescimento da congregação. Mas não é fácil servir a Cristo quando se sente isolado de outros cristãos. Quando a igreja é basicamente a própria família, enfrentará desafios muito grandes. Muitas pessoas em tais circunstâncias acabam se desanimando, até o ponto de abandonar a fé. Quando a igreja começa com apenas duas ou três pessoas, deve fazer tudo para ficar fiel e crescer em Cristo. Mas antes de mudar ou decidir ficar em casa com a própria família, pense nos perigos. Lembre-se da estátua de sal na campina do Jordão!

Em Relação aos Bens Materiais

Por que a mulher de Ló olhou para trás? Tudo que ela possuía, tudo que lutaram para conseguir durante toda a vida, estava se tornando cinzas. Os bens materiais e a vida que ela tinha em Sodoma chamaram a atenção dela, e olhou para trás. Nós teríamos feito diferente?

Jesus sugere a mesma tendência a nos prendermos às coisas materiais quando fala de comprar, vender, plantar e construir (Lucas 17:28). Não tem nada de errado nessas transações, e nada de errado em possuir algumas coisas. Abraão, o bom tio de Ló, estava lá nas colinas de Canaã com seu gado e centenas de empregados. O problema não está em possuir, mas em nossas prioridades. É uma questão do coração. Jesus falou sobre esse desafio em Mateus 6:19-34. O perigo de acumular bens materiais e de chegar a amar o senhor errado, “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21).

Quando sonhamos em acumular bens materiais, ou nos dedicamos a conservação das coisas que já temos, precisamos lembrar daquela estátua de sal.

Na Vida Social e Romântica

O relato de Gênesis não entra em detalhes sobre a vida social da família de Ló. Porém, o comentário sobre os noivos das filhas mostra um pouco do que deixaram para trás. As duas filhas esperavam casar com homens que não deram importância para a palavra de Deus. Jesus comenta sobre uma circunstância semelhante na época de Noé (Lucas 17:27). Muitas pessoas vivem como se tivessem garantia de muitos “amanhãs”. Dão mais importância às festas e aos eventos sociais do que aos trabalhos espirituais, priorizando a vida social. A tendência de muitos jovens é colocar o namoro acima das coisas de Deus. É como se tivesse tempo agora para se divertir, com a intenção de servir a Deus futuramente.

Eu sou totalmente a favor do casamento, como uma das maiores bênçãos que Deus nos deu nesta vida. Entendo que o namoro, na nossa sociedade, faz parte do processo de construir uma vida com uma outra pessoa. Não tenho nada contra o namoro. Mas a vida social ou o namoro podem facilmente nos desviar das coisas de Deus. Quantos jovens cristãos já abandonaram a sua fé porque namoraram descrentes? Quantos jovens param de crescer espiritualmente porque se dedicam, quase por completo, ao namoro? Quantas pessoas gastam mais tempo conversando com o namorado do que com Deus?

Se deseja construir uma família que trará alegria nesta vida e na eternidade, lembre-se de Salmo 127:1 – “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Um namoro carnal raramente produz um lar espiritual.

Na sua vida social e romântica, lembre-se daquela estátua de sal!

Lembre-se de Uma Outra Mulher

Q uando Ló partiu na direção de Sodoma, Abraão voltou para uma terra menos atraente, mas escolhida por Deus. Ele habitou algum tempo em Hebrom (Gênesis 13:18). Apesar de ele ser rico, este fato nunca é frisado nos relatos sobre Abraão e Sara. A Bíblia destaca a fé dele (Hebreus 11:8,9,17; etc.) e a submissão, a obediência, a santidade e a fé dela (1 Pedro 3:5-6; Hebreus 11:11). Nos relatos bíblicos, Sara não mostrou nenhuma preocupação em procurar uma habitação perfeita aqui, mas se preparou para a habitação eterna. Como uma mulher de fé, ela morreu com dignidade e se tornou mãe do povo da promessa.

Qual Delas Imitaremos?

S ão dois exemplos bem diferentes. Uma mulher de nome desconhecido que se tornou uma estátua de sal, ou a mulher escolhida por Deus para participar das bênçãos que ele preparou para todas as famílias da terra. Sara ganhou a boa fama, e a mulher de Ló se tornou estátua de sal. A diferença? As decisões que elas tomaram no dia-a-dia.

Quando confundimos as nossas prioridades e pensamos em tomar decisões más, devemos lembrar-nos da mulher de Ló!



A MULHER E A SUA VERDADEIRA BELEZA


A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança.


A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2). A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento.
Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. Aprimoremos também a beleza que Deus criou.

Eis aqui um infalível tratamento de beleza:


LIMPEZA INTERIOR
Do coração procedem as fontes da vida (Pv 4.20-27).
Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.


ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO
A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.


ÓLEO PARA A CABEÇA
O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).


BATOM PARA OS LÁBIOS
É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).


MAQUIAGEM
Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." ( Pv 15.13 ).


BRILHO
O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de deus" - Michel Quoist.


CREME PARA AS MÃOS
(Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.


CALÇADOS PARA OS PÉS
(Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação.


TRAJE
Alta costura do Atelier do senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.

PERFUME
Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - ( ( 2 Co 2.14-15 ) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" ( a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.

ETIQUETA SOCIAL
Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. ( 1 Co 13.5 ) " O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".

Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor. Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.